Espaço Experimental de Tecnologias Sociais

Estação Luz

Somos Uma OSC (Organização da Sociedade Civil) ligada a Meio Ambiente com 13 anos de fundação (2008), localizada na Rua Amazonas, n°265 no Bairro do Campos Elíseos à 7km do Centro de Ribeirão Preto. Protegemos uma área de 15000m² de APP que guarda 3 nascentes. .

Perspectiva de crescimento futuro
Amplitude de alcance social
melhorias de desempenho em redes sociais
melhorias de alcance em marketing
estimativa de crescimento para a proxima década
O que estamos fazendo hoje
agrofloresta
Agrofloresta e Agroecologia
139702ff92e93f29d84ebf976a5dfd8f_L
Alimentação Saudável
circulo_sagrado
Projeto Circulo Sagrado
projeto raio de luz de educação ambiental
Projeto Inscrito junto ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), que aborda vivencias ecopedagógicas para crianças e adolescentes em educação não formal.
raioluz1
raioluz2
Estação luz

Área de Proteção de mais de 15000 metros quadrados

o que vamos fazer no futuro
koi-aquaponics-preview
Aquaponia

Cultivo de hortaliças hidropônicas aliado à cultura de peixes, onde os peixes dão os nutrientes necessários para que a planta se sustente.

DSC_0019-1080x675
contra turno escolar

06 a 09 anos - Pedagogia Montessoriana - Focada na integração da criança com a natureza, no conhecimento dos processos e leis naturais, assim como na autodescoberta de si, enquanto agente ativo e receptivo do meio onde vive.

hostel
Hostel Ambiental

Hospedagem em nossos prédios, onde temos 6 quartos disponíveis. Vivencias ecológicas e permacultura, culinária vegetariana/vegana glutén free, ofurô e o desfrute de toda a Natureza

Você pode participar e apoiar nossos projetos

Fale Conosco
caravanaluz
cef
O QUE FIZEMOS NO PASSADO
O Projeto Caravana da Luz foi realizado através de um edital lançado pela Petrobrás. Este Projeto foi realizado em 2013, 2014 e 2015 nos assentamentos Mario Lago e Silvio Rodrigues em Ribeirão Preto - SP e Alto Paraíso – GO respectivamente.

O Projeto foi idealizado pensando na crise hídrica de 2013, 2014 e 2015 e consistia através de tecnologias sociais, construções de cisternas de captação de água da chuva para ajudar os moradores em seu dia a dia e no cultivo das suas culturas, tratamento de águas cinzas e negras com ciclo de bananeiras e sistemas de irrigação.

Este Projeto atingiu mais de 5000 pessoas (entre cursistas, universitários e famílias beneficiárias) e beneficiou mais de 500 pessoas. Fomos classificados no 9º PRÊMIO CAIXA MELHORES PRÁTICAS EM GESTÃO LOCAL EDIÇÃO 2015/2016
PROJETO VIVEIRO EDUCADOR
Projeto Viveiro Educador (financiado Programa das Nações Unidas – PNUD) realizado juntamente com o Projeto EcoEmpreendedores Urbanos (financiado Petrobrás) e foram desenvolvidos em parceria com a FEA-USP.

Ela foi um viabilizador de diversos projetos, através do programa de extensão universitária, trazendo estagiários de várias áreas (Biologia, adm, contábeis, etc.), o que fundamentou uma equipe técnico-pedagógica.

Basicamente este projeto entregava educação ambiental não formal para crianças e adolescente de escolas públicas (gratuito) e particulares (valor simbólico) para vivencias de cultivo, trilhas com personagens culturais (Caipora, Saci, Curupira, etc), alimentação saudável, dentre outras atividades.

Galeria de Imagens

Estação luz